Reflexões sobre cuidados em saúde | ANDROPAUSA

O que é? A andropausa, também designada distúrbio androgénico do envelhecimento masculino, consiste na diminuição da produção de testosterona, hormona sexual masculina produzida nos testículos.

Os níveis de testosterona começam a diminuir a partir dos 40 anos de idade. No entanto, podem existir casos precoces que ocorrem por volta dos 35 anos, ou casos tardios que ocorrem após os 65 anos. Estas diferenças podem decorrer de fatores genéticos e ambientais, assim como do estilo de vida, e não somente devido ao envelhecimento.

 

Como se manifesta? A deficiência de testosterona não se carateriza por nenhum sinal nem sintoma específico que indique imediatamente ao médico o diagnóstico correto. As manifestações podem ser variadas, afetando vários aspetos da vida. Podem refletir-se em problemas menos específicos como na queda do desempenho físico e mental, em dificuldade de concentração, irritabilidade, ansiedade, depressão, problemas do sono, muitas vezes atribuídos ao stresse do trabalho ou do quotidiano. Ou, problemas mais específicos tais como a disfunção sexual (dificuldade para conseguir, ter ou manter uma ereção) e perda de líbido (perda de interesse pela atividade sexual). Pode originar perda de massa muscular, o que leva à diminuição da força muscular e à acumulação de gordura, nomeadamente ao nível do abdómen. Se estes sinais e sintomas não forem tratados, podem potenciar o aparecimento de osteoporose (aumentando o risco de fraturas), ou mesmo de doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou diabetes. A incidência e frequência destes sinais e sintomas variam de homem para homem. O quadro normalmente evolui de maneira lenta e progressiva.

 

Como pode ser diagnosticada? O diagnóstico pode ser feito durante a consulta com o seu médico de família, através da colheita da história clínica, realização do exame físico e realização de exames complementares de diagnóstico.

 

O que pode fazer? Ao ler este artigo compreenderá melhor o que se passa consigo e assim poderá procurar ajuda especializada junto do seu médico de família. Ficam, no entanto, recomendadas atividades de meditação e relaxamento, exercícios de estimulação da memória, bem como a adoção de um estilo de vida saudável que inclua uma dieta equilibrada, pobre em gorduras e em sal, eliminando o tabaco e o excesso de consumo de álcool, promovendo a prática de exercício físico, como estratégias fundamentais para atravessar esta etapa da sua vida com sucesso!

 

 

 

Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquisar por Tema

FUNCIONAMENTO

Serviços Administrativos ACeS

SEGUNDA a SEXTA

08:00 - 18:00

 

Serviços de Saúde

CDP e ECL

SEGUNDA a SEXTA

09:00 - 17:00

Unidades/Serviços do Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis

 Consultar

ENDEREÇO

Rua Professor Ângelo Fonseca, 186

Lações de Cima

3720-287 Oliveira de Azeméis

aces.aveironorte@arsnorte.min-saude.pt

TEL

+351 256 664 070

FAX

+351 256 664 081

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONNOSCO:​​

  • w-facebook
  • YouTube Clean
  • w-googleplus

ACES EDVII Aveiro Norte © 2014 | Todos os Direitos Reservados                                                             

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now