Reflexões sobre cuidados em saúde | Como sobreviver à menopausa

A menopausa é um processo biológico natural que corresponde ao fim das menstruações espontâneas, devido à diminuição da produção de hormonas sexuais pelos ovários. Com a chegada da menopausa por volta dos 45-55 anos, inicia-se uma nova etapa. Por vezes, as alterações associadas têm impacto na vida da mulher, afetando cada uma de diferente forma.

 

Se sofre de afrontamentos, os conhecidos “calores”, evite as causas que os intensificam, como o consumo de álcool ou cafeína, alimentos picantes ou ambientes quentes. Numa crise, beba água fria e refresque-se. Use lençóis e roupa de algodão que permita sentir-se fresca.

 

Situações diárias normais podem causar irritação, ansiedade ou ataques de choro. Faça exercícios de relaxamento ou meditação para reduzir o stress e sentir-se mais calma. Procure atividades que estimulem a memória e concentração para manter-se intelectualmente ativa.

 

Alterações normais na vagina como secura podem causar prurido ou dor nas relações sexuais. Evite lavar a zona genital com muita frequência e use roupa íntima de algodão. A utilização de um lubrificante vaginal pode proporcionar conforto durante a atividade sexual.

 

Após a menopausa, existe maior predisposição para infeções do trato urinário. Higiene pessoal da frente para trás e após atividade sexual, ingestão abundante de água e não reter a urina por muito tempo pode prevenir este tipo de complicação.

 

A pele tende a ficar seca e haver enfraquecimento do cabelo e unhas. Use sempre creme hidratante e beba água. As vitaminas A, C, E e Zinco são ótimos para nutrir a pele.

 

Mantenha uma dieta equilibrada incluindo: fruta, vegetais, fibras, peixe, carnes brancas e produtos lácteos. Privilegie sempre alimentos de baixo teor de gordura e de açúcar. A ingestão de fontes de Cálcio e Vitamina D como queijo, leite, iogurte, vegetais de folhas verdes, frutos secos ou peixe como a sardinha ou salmão previne o aparecimento de osteoporose. No máximo beba um copo de vinho por dia e evite refrigerantes. A restrição de sal é fundamental.

 

A prática de exercício físico regular, como exemplo caminhadas rápidas, durante 40-50 minutos previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, osteoporose e controle de peso.

É importantíssimo parar de fumar.

 

A maioria das mulheres não necessita de tratamento na menopausa. No entanto, consulte o seu médico ou enfermeiro de família, que a aconselhará de forma individualizada.

 

Melhorar a qualidade de vida está nas suas mãos!

 

 

 

Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquisar por Tema