Reflexões sobre cuidados em saúde | Envelhecimento Ativo

O envelhecimento pode ser definido como um conjunto de alterações progressivas da estrutura biológica, psicológica e social dos indivíduos que, não sendo decorrentes de doença, causam uma deterioração orgânica e funcional. Este envelhecimento acontece, inevitavelmente, com o passar do tempo, iniciando-se mesmo antes do nascimento.

 

O envelhecimento é considerado um fenómeno natural mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos problemas de saúde e do estilo de vida.

 

Para avaliar o envelhecimento bem-sucedido não deve apenas considerar-se a longevidade do individuo, uma vez que envelhecer bem envolve múltiplos fatores. A forma como envelhecemos e a ocorrência de doenças ao longo da vida dependem de caraterísticas individuais, biológicas, genéticas e psicológicas, mas em muitas situações, o declínio das funções que se associa ao envelhecimento está intimamente relacionado com fatores externos, comportamentais, ambientais e sociais. São importantes exemplos dessas situações, fenómenos de solidão e de isolamento de muitas pessoas idosas.

 

A principal caraterística do envelhecimento saudável é a capacidade de aceitação das mudanças fisiológicas decorrentes da idade. O envelhecimento bem-sucedido pode ser alcançado estabelecendo-se metas pessoais realistas no percurso de vida, alterando os comportamentos e atitudes da população em geral e ajustando o ambiente às fragilidades que frequentemente acompanham a idade avançada.

 

Um dos mitos do envelhecimento é o de que, nos últimos anos de vida, é tarde demais para se adotar estilos de vida saudáveis. No entanto, verifica-se exatamente o contrário: o envolvimento em atividades físicas adequadas, a prática de atividades que estimulem o intelecto, alimentação saudável, a abstinência do fumo e do álcool, e fazer uso dos medicamentos sabiamente podem prevenir doenças e o declínio funcional, aumentar a longevidade, a independência e a qualidade de vida do indivíduo. A participação regular e adequada em atividades físicas além de retardar declínios funcionais, diminui o aparecimento de doenças crónicas em idosos saudáveis ou doentes crónicos. Uma vida ativa melhora a saúde mental e frequentemente promove contatos sociais. É importante que o idoso sinta que continua a fazer parte da sociedade.

 

Assim, o segredo para um envelhecimento saudável é ir mantendo, ao longo da vida, a atividade física, intelectual e social devendo essas atividades, nas fases finais da vida, ser adaptadas às limitações que, inevitavelmente, acompanham a velhice.

 

 

 

Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquisar por Tema

FUNCIONAMENTO

Serviços Administrativos ACeS

SEGUNDA a SEXTA

08:00 - 18:00

 

Serviços de Saúde

CDP e ECL

SEGUNDA a SEXTA

09:00 - 17:00

Unidades/Serviços do Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis

 Consultar

ENDEREÇO

Rua Professor Ângelo Fonseca, 186

Lações de Cima

3720-287 Oliveira de Azeméis

aces.aveironorte@arsnorte.min-saude.pt

TEL

+351 256 664 070

FAX

+351 256 664 081

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONNOSCO:​​

  • w-facebook
  • YouTube Clean
  • w-googleplus

ACES EDVII Aveiro Norte © 2014 | Todos os Direitos Reservados                                                             

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now