DESTAQUES
CONECTE-SE CONNOSCO:

Convenção dos Direitos da Criança

No dia 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança. Esse documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais (os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais) de todas as crianças, bem como as respetivas disposições para que sejam aplicados. 

A Convenção sobre os Direitos da Criança é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

Informação para cuidadores e pessoas cuidadas.

Está disponível a partir de hoje no Portal ePortugal (eportugal.gov.pt/cidadaos/cuidador-informal) uma área dedicada com informação útil para cuidadores e pessoas cuidadas, evidenciando os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços, bem como respostas a vários níveis, tendo em vista proporcionar às pessoas envolvidas um maior conhecimento da situação específica em que se encontram.

III Encontro Científico do ACES Aveiro Norte - 2019

III Encontro Científico do ACES Aveiro Norte, a realizar no dia 26 de setembro de 2019, no auditório da Junta de Freguesia de S. Roque.

Divulgação Vídeo Humanização

Alerta da DGS.

Atenção: Previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias.

A exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde. As crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas são particularmente vulneráveis.

O Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, ativa desde 2004, em períodos de calor intenso um Plano de Contingência para as temperaturas extremas adversas.

Em 2016, este Plano passa a integrar a Plataforma Saúde Sazonal - Verão & Saúde. Do modelo anterior, baseado numa abordagem predominantemente ambiental, transita-se para um modelo baseado nos efeitos de fatores ambientais na saúde. O Plano apresenta orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde, e capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.

Risco de exposição a raios UV.

Cinco distritos do continente apresentam risco extremo de exposição.

Dia Mundial sem Tabaco | 31 de maio

O DIA MUNDIAL SEM TABACO celebra-se anualmente a 31 de maio. Pretende-se com esta comemoração informar o público sobre os perigos do uso do tabaco e sensibilizar os governos e a sociedade civil para a adoção de medidas eficazes de controlo do tabagismo e de proteção das gerações mais jovens para a iniciação do consumo.
O lema do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 é "o tabaco e a saúde pulmonar", com o intuito de alertar para o impacto negativo que o consumo de tabaco tem sobre a saúde do pulmão e o sistema respiratório.

Dia do Euromelanoma - 15 de Maio

Hoje celebra-se o Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele e a Direção-Geral da Saúde associa-se à Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e à Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) na divulgação das iniciativas.

O Cancro da Pele pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, no entanto é dos tipos de cancro mais facilmente evitável.

Como o cancro da pele pode ser facilmente observado à vista desarmada, pode ser detetado precocemente, com visitas regulares ao dermatologista. Para além disso, o seu maior fator de risco, a exposição a radiação ultravioleta (UV), pode ser reduzido com alterações de comportamento em relação à exposição solar.

Programa Ler + dá Saúde / Inscrição das USF e das UCSP

Informação nº 004/2019 de 14/05/2019

Miguel Portela reconduzido no cargo de diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do EDV

Miguel Portela, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte, exercerá funções por mais três anos. Uma recondução que “é reconfortante, pois transparece confiança e reconhecimento pelo esforço e dedicação” que Miguel Portela tem colocado no trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Mortalidade Infantil 1.º Trimestre 2019

A mortalidade infantil é uma das melhores demonstrações da evolução qualitativa dos cuidados de saúde e das condições socioeconómicas em Portugal.

Semana Europeia da Vacinação 2019

A Direção–Geral da Saúde comemora, entre os dias 24 e 30 de abril, a Semana Europeia da Vacinação 2019 da Organização Mundial da Saúde – Região Europeia.

Doação de Sangue

IPST apela à doação, dia 24, no MAR Shopping Matosinhos.

XXX Jornadas de Terapêutica

Porto acolhe 30.ª edição do congresso de 27 a 30 de abril

Programa Nacional de Rastreio Neonatal

INSA assinala os 40 Anos do Programa Nacional de Rastreio Neonatal.

Estratégia de Alimentação Saudável

Os relatórios do primeiro ano de trabalho da Estratégia Integrada para Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), divulgados esta quinta-feira, 11 de abril, destacam a revisão do imposto especial de consumo sobre bebidas açucaradas para efeitos do Orçamento do Estado de 2019.

Jornadas Ibéricas de Gestão em Enfermagem

12 de abril 2019

Dia Mundial da Saúde

Direitos de Acesso

Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide

05 de abril

Consumo de antitabágicos aumenta

O consumo do medicamento antitabágico aumentou 17 % em 2018, num total de encargos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 1,2 milhões de euros.

Avaliação ao estado nutricional

Os hospitais vão iniciar já em abril a avaliação ao estado nutricional dos doentes. A identificação do risco nutricional vai avançar com duas experiências-piloto ­- na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e no Centro Hospitalar de Lisboa Central-, sendo expectável a alargamento a todos os hospitais a partir do segundo semestre.

Recolha de lote de medicamento

 Irbesartan Aurovitas

Alergias

Saiba como proteger-se

Dia Internacional do Preservativo

   13 de Fevereiro 

Rastreio gratuito para todas as crianças da região Norte.

Saúde Materna e Neonatal de Entre o Douro e Vouga

 

Encontro Nacional das USF