DESTAQUES
CONECTE-SE CONNOSCO:

Informação para cuidadores e pessoas cuidadas.

Está disponível a partir de hoje no Portal ePortugal (eportugal.gov.pt/cidadaos/cuidador-informal) uma área dedicada com informação útil para cuidadores e pessoas cuidadas, evidenciando os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços, bem como respostas a vários níveis, tendo em vista proporcionar às pessoas envolvidas um maior conhecimento da situação específica em que se encontram.

III Encontro Científico do ACES Aveiro Norte - 2019

III Encontro Científico do ACES Aveiro Norte, a realizar no dia 26 de setembro de 2019, no auditório da Junta de Freguesia de S. Roque.

Para mais informações, consulte a Área de acesso restrito.

Divulgação Vídeo Humanização

​Projeto “humanização” que, ontem, foi publicamente apresentado.

Alerta da DGS.

​DGS desaconselha viagens à República Democrática do Congo.

Atenção: Previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias.

A exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde. As crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas são particularmente vulneráveis.

O Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, ativa desde 2004, em períodos de calor intenso um Plano de Contingência para as temperaturas extremas adversas.

Em 2016, este Plano passa a integrar a Plataforma Saúde Sazonal - Verão & Saúde. Do modelo anterior, baseado numa abordagem predominantemente ambiental, transita-se para um modelo baseado nos efeitos de fatores ambientais na saúde. O Plano apresenta orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde, e capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.

Como complemento ao Plano, a Direção-Geral da Saúde divulga ainda um conjunto de Recomendações Gerais e emite Normas e Orientações sobre diversos aspetos relevantes relacionados com o calor.

Mantenha-s...

Risco de exposição a raios UV.

Cinco distritos do continente apresentam risco extremo de exposição.

Dia Mundial sem Tabaco | 31 de maio

O DIA MUNDIAL SEM TABACO celebra-se anualmente a 31 de maio. Pretende-se com esta comemoração informar o público sobre os perigos do uso do tabaco e sensibilizar os governos e a sociedade civil para a adoção de medidas eficazes de controlo do tabagismo e de proteção das gerações mais jovens para a iniciação do consumo.
O lema do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 é "o tabaco e a saúde pulmonar", com o intuito de alertar para o impacto negativo que o consumo de tabaco tem sobre a saúde do pulmão e o sistema respiratório.

Dia do Euromelanoma - 15 de Maio

Hoje celebra-se o Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele e a Direção-Geral da Saúde associa-se à Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e à Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) na divulgação das iniciativas.

O Cancro da Pele pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, no entanto é dos tipos de cancro mais facilmente evitável.

Como o cancro da pele pode ser facilmente observado à vista desarmada, pode ser detetado precocemente, com visitas regulares ao dermatologista. Para além disso, o seu maior fator de risco, a exposição a radiação ultravioleta (UV), pode ser reduzido com alterações de comportamento em relação à exposição solar.

Programa Ler + dá Saúde / Inscrição das USF e das UCSP

Informação nº 004/2019 de 14/05/2019

Miguel Portela reconduzido no cargo de diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do EDV

Miguel Portela, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte, exercerá funções por mais três anos. Uma recondução que “é reconfortante, pois transparece confiança e reconhecimento pelo esforço e dedicação” que Miguel Portela tem colocado no trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Mortalidade Infantil 1.º Trimestre 2019

A mortalidade infantil é uma das melhores demonstrações da evolução qualitativa dos cuidados de saúde e das condições socioeconómicas em Portugal.

Semana Europeia da Vacinação 2019

A Direção–Geral da Saúde comemora, entre os dias 24 e 30 de abril, a Semana Europeia da Vacinação 2019 da Organização Mundial da Saúde – Região Europeia.

Doação de Sangue

IPST apela à doação, dia 24, no MAR Shopping Matosinhos.

XXX Jornadas de Terapêutica

Porto acolhe 30.ª edição do congresso de 27 a 30 de abril

Programa Nacional de Rastreio Neonatal

INSA assinala os 40 Anos do Programa Nacional de Rastreio Neonatal.

Estratégia de Alimentação Saudável

Os relatórios do primeiro ano de trabalho da Estratégia Integrada para Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), divulgados esta quinta-feira, 11 de abril, destacam a revisão do imposto especial de consumo sobre bebidas açucaradas para efeitos do Orçamento do Estado de 2019.

Jornadas Ibéricas de Gestão em Enfermagem

12 de abril 2019

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) acolhe esta sexta-feira, dia 12 de abril, as Jornadas Ibéricas de Gestão em Enfermagem. A iniciativa, a realizar-se no Hospital Padre Américo, em Penafiel, conta com mais de 200 p...

Dia Mundial da Saúde

Direitos de Acesso

​Ministra alerta que portugueses ainda desconhecem os seus direitos

Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide

05 de abril

No dia 5 de abril comemora-se o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide. A data foi instituída, em 1999, pelo Ministério da Saúde tendo em conta o elevado número de pessoas que, em Portugal, padecem da doença.

Consumo de antitabágicos aumenta

O consumo do medicamento antitabágico aumentou 17 % em 2018, num total de encargos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 1,2 milhões de euros.

Avaliação ao estado nutricional

Os hospitais vão iniciar já em abril a avaliação ao estado nutricional dos doentes. A identificação do risco nutricional vai avançar com duas experiências-piloto ­- na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e no Centro Hospitalar de Lisboa Central-, sendo expectável a alargamento a todos os hospitais a partir do segundo semestre.

Recolha de lote de medicamento

 Irbesartan Aurovitas

Na sequência da deteção de quantidades acima da especificação, da impureza NDEA (N-Nitrosodiethylamine) no lote de substância ativa utilizado no fabrico do seguinte lote do medicamento Irbesartan Aurovitas, comp...

Alergias

Saiba como proteger-se

Com a primavera vem, também, uma das doenças que mais afeta os portugueses: a alergia

Dia Internacional do Preservativo

   13 de Fevereiro 

​O preservativo, quando utilizado corretamente e de forma consistente, é altamente eficaz na prevenção da transmissão sexual do VIH, o vírus que provoca a SIDA. É igualmente eficaz como medida de prevenç...

Rastreio gratuito para todas as crianças da região Norte.

Todos os centros de saúde do Norte passam a oferecer, a partir desta semana, o Rastreio da Saúde da visão infantil (RSVI) gratuito para as crianças da região.

Saúde Materna e Neonatal de Entre o Douro e Vouga

 

​II Jornadas, 22 e 23 Nov., Torre de Oliva

Esteja disponível para quem precisa. Dê sangue. Partilhe a vida!

Há previsão de aumento de temperaturas. Saiba como se prevenir.

Perto de 373 mil pedidos para fora da rede de referenciação em 2 anos.

"Pessoas Mais Ativas para um Mundo Mais Saudável" foi o mote escolhido pela OMS para este Plano, que fornece orientações claras para a promoção da atividade física através da sua inclusã...

A importância da atividade física na promoção da saúde e na prevenção da doença foi o tema em destaque na intervenção proferida pelo Diretor-Geral da OMS.

A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) organiza, no próximo dia 21 de junho, uma ação de consciencialização para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotr&oacu...

Últimas Inscrições 
Irá decorrer no dia 29 de junho de 2018, no Colégio do Espírito Santo, em Évora, uma Conferência Internacional sobre os“Desafios para um Envelhecimento Ativo e Saud&aacut...

Uma massa de ar quente vai chegar a Portugal no fim de semana e fazer subir as temperaturas, que se podem aproximar dos 40 graus no interior do Alentejo, e trazer noites tropicais.

OMS confirma diminuição do excesso de peso e obesidade.

Encontro Nacional das USF

SES reafirma compromisso de criar 100 novas USF.

SES preside à sessão de abertura de congresso científico, dia 25.

Sessões de esclarecimento e de rastreio assinalam a data, dia 25.

Setúbal acolhe rastreio para artistas, mas aberto à população.

Não deve ser utilizado em mulheres com problemas hepáticos.

Fernando Araújo reúne-se com Diretor do Fundo Global.

Cirurgia «pioneira» realizada no Centro Materno-Infantil, no Porto.

Mais 198 nascimentos nos primeiros quatro meses de 2018.

Encontro bilateral entre SEAS e Diretora do Programa.

Serviço já levou cuidados intensivos a cerca de 15 mil crianças.

Ministro da Saúde discursou na 71.ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.

Com o objetivo de incrementar a literacia digital na Saúde, junto da população do ACeS Algarve – Sotavento, a SPMS participa na iniciativa que está a decorrer, hoje de manhã, na Biblioteca de Castro Marim.

A SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pela Transformação Digital na Saúde, promoveu hoje, dia 24 de maio, uma sessão integrada na iniciativa “SNS Sem Papel” para os profissionais de saúde do...

A SPMS, EPE já disponibiliza a nova aplicação administrativa SONHO-CSP, que vem substituir o SINUS e o MARTA nos Cuidados de Saúde Primários, desde o dia 19 de março, data em que foi instalada na Unidade de Sa...

O interesse pelo direito ao Testamento Vital continua a aumentar, nomeadamente nas gerações mais novas e utilizadoras de novas tecnologias. A app MySNS Carteira eletrónica da Saúde permite, deste outubro do ano passado, con...

Dados oficiais confirmam que, até dia 18 de maio, foram registados 20 886 Testamentos Vitais, o que traduz um aumento significativo de registos no RENTEV (Registo Nacional do Testamento Vital), quase um ano e meio depois da intensificaç...

A SPMS, EPE é uma das entidades parceiras do projeto RISCAR – Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança